pesquisar na Base de Dados
A base de dados constitui-se como um instrumento de pesquisa documental focado nas fontes disponibilizadas no âmbito do projecto. Os “mapas estatísticos da população”, ordenados pela Coroa, e produzidos pelas autoridades coloniais portuguesas, são o grande foco deste corpus documental. Incluem-se, também, outras fontes primárias pertinentes ao estudo da população colonial, nomeadamente os diplomas régios que nortearam a produção estatística.
A pesquisa documental pode ser executada segundo critérios cronológicos, geográficos e de procura livre, ou uma combinação entre destes. A pesquisa cronológica comporta resultados a partir do ano x, até ao y, ou um intervalo entre x e y. O menu de área geográfica disponibiliza os documentos por grandes áreas do império (p.e., Brasil, Açores, Moçambique). Através da pesquisa livre retornam-se os resultados das palavras identificadas nos títulos dos documentos. É possível selecionar apenas os resultados de fontes que já foram processadas, ou seja, mapas estatísticos digitalizados em formato Excel.
Se pretender aceder a todos os documentos respeitantes de Goa a partir do ano de 1780, por exemplo, basta inscrever “1780” no ano de início, e selecionar “Goa” como a área geográfica. Por outro lado, se pretender localizar os documentos relativos à paróquia de Nossa Senhora da Guia dos Patos, da capitania de Paraíba, entre 1790 e 1802, deverá digitar “1790” no ano de início, “1802” no ano de fim, área geográfica do Brasil e “Patos” como palavra em pesquisa livre.